domingo, 11 de fevereiro de 2007

4. Actividades




a) Dinamização da Oficina de Cidadania e Direitos Humanos


b) Ciclo de cinema intitulado “O Cinema e os Direitos Humanos


c) Exposição “Viver os Direitos Humanos


d) Reuniões de trabalho para reflexão, concepção de materiais e unidades didácticas e organização de actividades




a) Oficina de Cidadania e Direitos Humanos
A Oficina de Cidadania e Direitos Humanos é uma actividade pedagógica destinada aos alunos. Cada sessão da Oficina deverá estar subordinada a um tema (ver ponto 3) e ser leccionada num bloco de 90 minutos. Esta actividade não é dinamizada em regime regular.

b) Ciclo “O Cinema e os Direitos Humanos

Neste ciclo de cinema, exibir-se-ão na escola filmes que abordem questões e temas relacionados com a problemática dos Direitos Humanos. Os filmes exibidos serão adequados à faixa etária dos alunos e o visionamento das obras cinematográficas será acompanhado por guiões de leitura. Após o filme, os alunos participarão em actividades de reflexão (discussão, debates, simulação de julgamentos, etc.) e elaborarão textos, cartazes e outros produtos em que respondam pessoalmente às questões afloradas na película.

Filmes que poderão ser exibidos no ciclo:A Lista de Schindler, Malcom X, Amistad, Filadélfia, Kundun, Capitães de Abril, Jaime.

Desenhos animados (para os mais jovens):
Abraham Lincoln, Marie Curie, Pocahontas, Helen Keller.


c) Exposição “Viver os Direitos Humanos”Exposição a realizar em colaboração com o (e com o material do) Ministério da Educação e a Amnistia Internacional.

d) Reuniões de trabalho:

Reuniões em pequeno ou grande grupo para reflexão, concepção de materiais e unidades didácticas e organização de actividades.

Sem comentários: